sábado, 16 de abril de 2011

Cavalo Quarto de Milha – o mais versátil


A raça de Cavalo Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600. Os animais que deram origem ao cavalo Quarto de Milha vieram da Arábia e Turquia, trazidos por exploradores e comerciantes espanhóis.

Em 1611, os garanhões escolhidos eram cruzados com éguas da Inglaterra. Desses cruzamentos resultaram Cavalo Quarto de Milha. Compactos, com músculos fortes, capazes correr distâncias curtas mais rapidamente do que qualquer outra raça.
Já no Brasil, os Cavalo Quarto de Milha vieram em meados de 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos para o país. Atualmente, são mais de 285 mil Cavalo Quarto de Milha registrados no Brasil e divididos entre 39 mil criadores e proprietários. A criação da raça Quarto de Milha concentra-se em Presidente Prudente, interior de São Paulo.
Reconhecidos pela facilidade de domar, os Quarto de Milha são dóceis e muito inteligentes. Com partidas rápidas, paradas bruscas, grande capacidade de mudar de direção e enorme habilidade de girar sobre si mesmo, o Cavalo Quarto de Milha é considerado o mais veloz do mundo.
A raça Quarto de Milha se destaca em corridas, provas Western e trabalho no campo devido a sua docilidade, robustez e velocidade. No nordeste do Brasil o Quarto de Milha tornou-se o melhor em vaquejada. É adaptável a qualquer situação, transformando-se em instrumento de força, transporte e difícil de ser derrotado em provas eqüestres.







beatrizleitão' *: